sábado, 17 de maio de 2008

Realização da video-conferência I

No passado dia 6 de Maio, realizei com os meus alunos uma vídeo-conferência. Para tal acontecer, primeiramente combinei com a minha colega Tânia Beja a hora a que esta se poderia realizar, uma vez que esta actividade também a envolvia a ela como participante.
De seguida preparei todo o material necessário (computador, web-cam, projector multimédia) para a realização da mesma e preparei ainda os alunos.
Durante o diálogo que mantive com os alunos sobre aquilo que iríamos fazer, notei que estes já sabiam mais ou menos do que se tratava - "vamos ver a professora Tânia", "-Vamos falar com ela", " - Ela vai-nos ver?"- e apercebi-me do entusiasmo existente na turma para a realização desta actividade.
Posto isto, iniciei a chamada com a minha colega Tânia e coloquei-lhe a turma á disposição para ela conversar com eles. Desta forma, foi ela que estabeleceu a ordem para falarem com ela.
Durante a realização da actividade apercebi-me que alguns alunos não paravam quietos, uma vez que estavam sempre á procura da sua imagem no computador, o que dificultou um pouco a organização da turma.
Notei também que alguns alunos ficaram um pouco envergonhados, uma vez que ou se escondiam da web-cam, ou quando a minha colega Tânia estabelecia diálogo com eles, eles ou ficam caldos ou chegavam mesmo a corar.
Contudo, grande parte dos alunos manifestou-se sempre com grande entusiasmo, estando sempre a fazer reparos como: "- que fixe!", "- Olha, eu ali!", "-Professora, está-me a ver?".
Durante os diálogos que foram mantendo com a minha colega Tânia( de notar que esta se encontra na Noruega), os alunos questionaram a minha colega com questões como:
"- Gosta mais de estar aí ou aqui em Portugal?";
"- Os seus alunos aí são mais pestes do que nós?";
"- Mostra-nos o seu quarto?";
"- Quando é que vem para cá?";
"- Tem saudades nossas?".
Posteriormente, fiz um balanço com os alunos, onde os questionei sobre se gostaram ou não de fazer a vídeo-conferência, ao que os alunos responderam "- Sim, gostamos!", tendo até alguns me questionado se haveria a hipótese de voltarmos a repetir a experiência.
Fazendo um balanço final, penso que os objectivos que eu pretendia foram atingidos, uma vez que os alunos aderiram muito bem à experiência, e ficaram motivados e entusiasmados com a mesma. Contudo penso que existiram aspectos que poderiam ter sido melhorados e outros até realizados. Assim, penso que a organização da turma deveria ter sido outra, de maneira a que todos aparecessem ao mesmo tempo na imagem da web-cam; penso que o diálogo poderia ter sido melhor organizado, de forma a não se repetirem diversas vezes a mesma pergunta, e por último, deveria ter feito um registo quer de vídeo quer fotográfico da actividade, de forma a ter uma outra perspectiva da experiência, e de forma a poder fazer uma melhor análise à mesma.

Sem comentários: